O Chrome OS e a sustentabilidade são compatíveis? É claro!

Para muitas pessoas, o Verão é também uma época para parar e reflectir sobre as resoluções que conseguiram alcançar até agora este ano ou sobre o que gostariam de fazer no início do novo ano académico. 

Valle

Na Nubalia Part of Devoteam gostaríamos de aproveitar este tempo de descanso para ecoar (e reflectir sobre) um artigo publicado pelo Google para o Dia da Terra no qual destacam os seus esforços para assegurar que todas as soluções que oferecem são compatíveis com uma prática mais sustentável que ajuda o ambiente.

Chrome OS: funcionar com energia sem carbono 24/7

De acordo com este artigo, Google planeia gerir todos os seus centros de dados e campus sobre energia livre de carbono 24 horas por dia, 7 dias por semana, até 2030. 

Para o conseguir, o Chrome OS irá apoiar a Google fornecendo software e hardware de computação sustentável graças a todos os parceiros e clientes que estão empenhados neste esforço de mudança sistémica. 

O Chrome OS ajuda a reduzir a pegada de carbono

O sistema operativo Chrome OS está na nuvem e introduz assim uma forma moderna e sustentável de computação porque as suas capacidades de gestão de energia proporcionam uma boa carga e um desempenho optimizado do dispositivo. 

O Chrome OS prolonga o ciclo de vida do dispositivo

Estando na nuvem, o Chrome OS facilita a partilha entre múltiplos utilizadores. A partilha de dispositivos de uma forma simples e intuitiva permite às organizações permanecerem eficientes com menos recursos. Por exemplo, Grab and Go permite que as empresas criem muitos perfis e modos de utilização. Isto permite que um dispositivo aloje muitos utilizadores sem comprometer a velocidade e sem abrandar os fluxos de trabalho. 

Interessado em ler: Porque é que um Chromebook é essencial para a aprendizagem?

Chromebook con sistema operativo Chrome OS

Dispositivos de Chrome OS com matérias primas recicláveis

Os dispositivos Chrome OS podem ser encontrados como chromebooks, clamshells ou tablets. Têm um design duradouro e os seus componentes são de longa duração. No artigo de onde começámos, o responsável pelo produto Acer Chromebook disse: “Na Acer, sensibilizámos para as alterações climáticas e tivemos um impacto significativo na construção de um ambiente mais verde. Os nossos mais recentes dispositivos com sistema Chrome OS cumprem a certificação ENERGY STAR 8.0 juntamente com o registo EPEAT. Mais de 7,6 milhões de dispositivos de Chrome OS foram expedidos utilizando plásticos PCR e a utilização de plástico virgem nas embalagens dos produtos foi reduzida em 60%. 

Por outro lado, muitas empresas estão a utilizar o Chrome OS para trazer mais eficiência às suas operações internas, cadeias de fornecimento e logística, bem como aos seus clientes. 

Um ano de energia sem carbono com Google Cloud

O objectivo do Google de operar em todo o lado com energia livre de carbono 24 horas por dia, 7 dias por semana, até 2030, está a ir a todo o vapor. 

De acordo com a empresa, desde a definição deste objectivo fizeram progressos notáveis na forma como rastreiam, compram e utilizam a energia. Também defendem políticas de energia limpa e apoiam o desenvolvimento de novas tecnologias para alcançar este objectivo. 

Curiosamente, até 2020, o Google conseguiu 67% de energia livre de carbono ao longo do dia em todos os seus centros de dados. Ou seja, de toda a electricidade consumida, dois terços foi igualada por fontes locais isentas de carbono. Em suma, em Nubalia Part of Devoteam apostamos na Google e no Chrome OS porque, para além de impulsionarem uma melhor produtividade, eficiência e competitividade nas empresas, têm um firme compromisso com o nosso planeta e nós queremos fazer parte dessa equipa.

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

subscrever a la newsletter