Como fazer uma migração de dados eficaz a nuvem

“Se um projecto de migração para a nuvem falha é menos sobre a nuvem que escolhe do que sobre não escolher as cargas de trabalho certas para migrar e não prestar atenção à segurança, monitorização e outros serviços críticos”. 

Dibujo de línea creciente

Começamos este post com esta frase de David Linthicum porque apesar de as empresas terem a ideia da nuvem cada vez mais integrada nas suas estratégias de crescimento, lutam para dar respostas a questões básicas sobre a migração para a nuvem. Neste sentido, há um sentimento de frustração empresarial. 

Uma migração de dados segue passos lógicos para ser rentável

Em Nubalia, Part of Devoteam, sabemos onde está o cerne da questão. As empresas precisam de uma organização experiente como a nossa para ajudar a compreender o processo óptimo de uma migração de dados, de modo a torná-lo rentável. 

Confiamos nas capacidades da Nuvem de Google e nas possibilidades oferecidas pelo Google Cloud porque são capazes de oferecer o que as empresas precisam: um equilíbrio entre flexibilidade, segurança, custo e velocidade. 

cableado

É por isso que queremos mostrar-lhe os links básicos que a sua organização deve seguir para que a viagem até à nuvem dê frutos. 

Avaliação 

O primeiro passo será sempre ser claro sobre as características do ambiente a ser migrado. É também necessário medir as vicissitudes da migração específica a ser realizada. 

Organizar os dados e determinar o que precisa de ser migrado é essencial para que não nos sobrecarregarmos com elementos inúteis. 

Planeamento

Nesta etapa, os pedidos são ordenados de acordo com o esforço migratório que requerem. É também feito um modelo com a informação disponível. 

Finalmente, este é o momento em que todas as migrações são validadas. 

Migração

E é nesta etapa que se realiza a maior parte do objectivo de cada empresa: a migração de dados. 

Nesta altura, as aplicações estão a correr na nuvem e todos os dados são transferidos e sincronizados. 

Optimização

Neste último passo da subida à nuvem está a reestruturação do que é migrado para melhorar o desempenho em vez de optar por um mapeamento um-a-um dos sistemas no local para a nuvem. 

Migração mais fácil e mais personalizada para a nuvem

Está claro acerca do processo? Precisa de mais informações? Em Nubalia Part of Devoteam queremos que compreenda um a um todos os passos para subir para a nuvem. Portanto, se tiver alguma dúvida, basta contactar-nos. Teremos todo o prazer em ajudá-lo a dar este passo.

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

subscrever a la newsletter