GF HOTELES


A empresa

GF Hoteles, Grupo empresarial consolidado, diversificado e com uma próspera base hoteleira implantada na ilha de Tenerife. Equipa de 1.000 funcionários distribuídos pelos diferentes hotéis e seus respetivos departamentos.

G Suite faz parte da estratégia hoteleira nas Canárias

Sol, praia e bom tempo, Canárias. A fama das Canárias como destino turístico em qualquer época do ano é bastante conhecida. Obviamente, por trás do turismo, existe uma grande estrutura económica composta por hotelaria, restauração, lazer e muito mais. No entanto, embora pareça que o tempo nas ilhas para, estas empresas, como todas as outras, estão a passar por uma transição obrigatória para as novas tecnologias, algumas ficam para trás e outras, como a GF Hoteles, decidiram dar um passo em frente e antecipar as necessidades, assumindo a liderança como um grupo hoteleiro Cloud na Ilha.

A GF Hoteles é uma cadeia de hotéis de Tenerife que oferece os seus serviços desde 1971, adaptando-se às mudanças ocorridas nestes anos e primando sempre um trabalho bem feito, pelo valor das pessoas e garantindo que os bons resultados são fruto das boas decisões.

Este modelo de negócio levou a empresa a iniciar o processo de transformação digital, antecipando-se à concorrência e tornando-se pioneira na transformação digital dos hotéis da ilha através do G Suite. Unificar rotinas, agilizar processos e melhorar, em geral, a situação dos diferentes trabalhadores do grupo.

O grupo, com aproximadamente 1.000 funcionários, decidiu iniciar a transformação digital da com GF-TIC com a Nubalia, partner da Google Cloud para desenvolver a nova estratégia sem nenhum risco, iniciando uma relação de longo prazo cujo objetivo é uma transformação digital bem-sucedida em todos departamentos e hotéis do grupo.

“Esta transformação digital é realizada para melhorar as relações internas, agilizar processos e reduzir tempos, são melhorias internas que terão impacto na satisfação dos trabalhadores e, como tal, na sua forma de trabalhar”. A GF Hoteles deu início a um processo interno que, embora não seja ainda visível externamente, internamente os resultados começam a ser apreciados.

O ponto-chave; A transformação cultural

É evidente que a transformação digital é um processo lento. Em primeiro lugar, é necessário formar os especialistas em TIC para que possam ajudar outras pessoas a adotarem as ferramentas do G Suite. Muitas vezes, existem grandes barreiras mentais que impedem a compreensão dos benefícios do G Suite, das suas ferramentas na nuvem e de todas as vantagens que se obtêm. Com a formação correta, estas grandes barreiras são eliminadas em muito pouco tempo e é isso que está a acontecer com a GF HOTELES.

“Atualmente, estamos em processo de implantação dos funcionários que não utilizam equipamentos de informática no seu trabalho, queremos começar com aqueles que podem começar do zero”. As possibilidades oferecidas pelo G Suite são muito amplas e, como tal, a transformação digital das empresas não segue um padrão específico. Iniciar o processo com pessoas que não têm barreiras facilita a implantação na restante equipa. De momento, 200 pessoas já usam as ferramentas G Suite nos seus dispositivos móveis ou tablets.

As apps do G Suite são tão intuitivas como as ferramentas desktop, fáceis de usar, ágeis e, acima de tudo, seguras. Dar uma identidade digital a quem não trabalha com um computador gera uma sensação de acolhimento, de presença. Os trabalhadores começam a sentir que fazem parte da empresa quando têm a possibilidade de receber o seu recibo de pagamento no telemóvel, quando se organizam com os colegas através de uma folha de cálculo em tempo real e entrar em contato com eles pelo Hangouts.

“Houve todo o tipo de reações, mas gostaria de destacar o espanto dos utilizadores com a facilidade de utilização e a capacidade de colaboração online.” Em apenas alguns dias de utilização, os trabalhadores puderam ver a facilidade e a economia de tempo graças a esta ferramenta.

Estas mudanças não aconteceram apenas entre os trabalhadores dos hotéis. Nos escritórios, as ferramentas também passaram a ser utilizadas regularmente, “passámos a fazer reuniões por Meet, em vez de presenciais e começámos a colaborar em documentos de forma simultânea e automática, sem aviso prévio para os nossos colegas, economizando tempo. “

Até ao momento em que a decisão foi tomada, o Cloud GF HOTELES trabalhava com outras ferramentas offline, mas tinham um desafio a ultrapassar que o fornecedor não conseguia resolver a colaboração online. Com as ferramentas do G Suite, conseguiram superar esse desafio, sem problemas e sem limites. Conseguiram melhorar o seu tempo de execução das tarefas diárias e deram aos seus trabalhadores uma identidade digital, um meio de comunicação e uma nova forma de trabalhar.

A estratégia de inovação; Google Cloud

Além disso, as possibilidades de desenvolvimento que o Google Cloud lhes proporciona permitem, fazem com que possam inovar ainda mais num novo projeto do G Suite. “Já estamos s trabalhar num projeto que permite que toda a organização faça login com a sua conta G Suite para aceder a todos os serviços à disposição dos funcionários”, com o objetivo de converter as contas G Suite dos funcionários em chaves digitais personalizadas. Esta ideia é totalmente viável graças à ampla estrutura de segurança que o Google Cloud possui e à sua grande capacidade de integração com outras ferramentas externas.

Agora os objetivos são diferentes, o ecossistema do Google Cloud é muito amplo e tem muitas possibilidades, tantas quantas ideias possa ter. É por isso que agora a GF TIC (uma empresa localizada no sul de Tenerife, partner da Nubalia e que pertence ao grupo empresarial Grupo Fedola) iniciou um projeto muito mais ambicioso no Google Cloud Platform, que começará com a transferência do software On-premise para a nuvem. Quando este novo objetivo for alcançado, começará o trabalho com as diferentes possibilidades do Google Cloud, como o Compute Engine e o networking.

A GF HOTELES tem como objetivo destacar o uso da tecnologia na organização hoteleira e respetiva sustentabilidade no setor do turismo e confiar na Google para a sua visão de futuro e cultura de inovação e desenvolvimento constante, “Queremos estar na linha da frente da utilização das novas tecnologias que o Google oferece para estarmos na vanguarda do nosso setor”

Indústria

Hospitality – Espanha

Resumo

A GF HOTELES decide inovar no setor hoteleiro das Canárias através das ferramentas colaborativas do G Suite, agilizando processos, dando identidade digital aos trabalhadores dos hotéis e melhorando a produtividade.

Estratégia geral

“Esta transformação digital realiza-se para melhorar as relações internas, agilizar processos e reduzir tempos, são melhorias internas que vão repercutir-se na satisfação dos trabalhadores e, com isso, na sua forma de trabalhar”

Colaboração

“Houve todo o tipo de reações, mas gostaria de destacar o espanto dos utilizadores com a facilidade de utilização e a capacidade de colaboração online.”

28 de fevereiro de 2019