Fundação Microfinanças BBVA


A Fundação Microfinanças BBVA utilizou o Google Cloud Platform para partilhar facilmente a sua solução de inteligência de negócios com os seus IMF na América Latina, com maior eficiência e controlo.

Resultados de Google Cloud:

  • Permite uma transição rápida com um mínimo de interrupções graças às funções de migração que o Google Cloud Platform oferece.
  • Reduz custos e fornece escalonamento eficiente com uma arquitetura baseada na nuvem
  • Fornece mais controlo sobre a infraestrutura do que a solução alojada anterior, sem necessidade de conhecimentos detalhados de DevOps.

A Fundação Microfinanças BBVA (a Fundação) presta serviços financeiros e não financeiros a empreendedores vulneráveis ajudando-os a desenvolverem as suas atividades produtivas e a contribuírem para uma economia sustentável e inclusiva. Criada em 2007 pelo Banco Bilbao Vizcaya Argentaria, a Fundação é juridicamente independente do Banco e opera sem fins lucrativos, reinvestindo os seus benefícios nas suas operações. Trabalhando em parceria com várias entidades no terreno, a Fundação queria partilhar algumas das suas ferramentas analíticas com as suas instituições microfinanceiras (IMF) da América Latina, mas não o conseguia fazer com a sua infraestrutura. A Fundação necessitava de uma solução baseada na nuvem, pelo que optou pelo Google Cloud Platform (GCP).

“Como organização sem fins lucrativos, temos recursos limitados e, como tal, estamos sempre à procura de eficiência e inovação. Queremos digitalizar a nossa forma de trabalhar e a BPC parecia ser a melhor forma de o conseguir”.

-João Costa, Diretor de Tecnologia da Fundação

Mínima interrupção, máxima eficiência

A Fundação pediu à Nubalia, Partner Premier de Google Cloud, para encontrar a solução ideal. A Nubalia já estava familiarizada com a Fundação e como a mesma funcionava, tendo ajudado anteriormente a Fundação a migrar para a plataforma de produtividade G Suite. Em setembro de 2017, a Nubalia realizou um teste de conceito (TdC) para a Fundação mostrando como seria a solução de BI na Google Cloud Platform. Impressionada com o que viu, a Fundação continuou e migrou com sucesso em apenas um mês com uma interrupção mínima das suas operações, graças ao serviço de migração Google VM oferecido em colaboração com CloudEndure.

“A Nubalia trabalhou em estreita colaboração connosco”, refere Miguel Ángel Frutos, Diretor de IT da Fundação. “Estiverem sempre presentes para nos ajudar quando precisávamos.” Trazendo a sua arquitetura para o Google Compute Engine, a Fundação pode adicionar tantos servidores quanto os necessários com a consola fácil de utilizar. Entretanto, pode utilizar o Google Stackdriver e o  Google Virtual Private Cloud para monitorizar e gerir a plataforma com um esforço mínimo.

“Posso ligar e desligar servidores, escrever regras de firewall por conta própria ou configurar novas VPN”,  refere Miguel Angel. “A consola GCP facilita muito a configuração da infraestrutura sem necessidade de conhecimentos técnicos detalhados.”

“Posso ligar e desligar servidores, escrever regras de firewall por conta própria ou configurar novas VPN. A consola GCP facilita muito a configuração da infraestrutura sem necessidade de conhecimentos técnicos detalhados.”

–Miguel Ángel Frutos, Senior IT Manager da Fundação

La Fundación pidió a Nubalia, Partner Premier de Google Cloud, que buscara la solución ideal. Nubalia ya estaba familiarizada con la Fundación y cómo funcionaba, habiendo ayudado anteriormente a la Fundación a migrar a la plataforma de productividad G Suite. En septiembre de 2017, Nubalia realizó para la Fundación una prueba de concepto (PoC) mostrando cómo sería la solución de BI en Google Cloud Platform. Impresionada con lo que vio, la Fundación siguió adelante y emigró con éxito en tan sólo un mes con una interrupción mínima de sus operaciones, gracias al servicio de migración Google VM ofrecido en colaboración con CloudEndure.

“Nubalia trabajó muy de cerca con nosotros”, dice Miguel Ángel Frutos, Director IT de la Fundación. “Siempre estaban ahí para ayudarnos cuando lo necesitábamos.” Llevar su arquitectura a Google Compute Engine, la Fundación puede añadir tantos servidores como necesitara con la consola fácil de usar. Mientras tanto, puede utilizar Google Stackdriver y Google Virtual Private Cloud para monitorizar y gestionar la plataforma con un esfuerzo mínimo.

“Puedo activar y desactivar servidores, escribir reglas de firewall por mi cuenta o configurar nuevas VPN”, dice Miguel Angel. “La consola GCP me facilita la configuración de la infraestructura sin  conocimientos técnicos detallados.”

“Com o GCP, não há limitações de hardware na largura de banda. Permite-nos desenvolver novas ferramentas e entrar em produção muito mais rapidamente do que antes”.

-João Costa, Diretor de Tecnologia da Fundação

Aumente o rendimento, reduza custos

Com o Google Cloud Platform, a Fundação Microfinanças BBVA pode partilhar facilmente as suas ferramentas de BI com as suas IMF da América Latina, ajudando a ampliar a sua cobertura e aumentar a eficiência no terreno. Com uma infraestrutura na nuvem, a Fundação reduziu os seus custos de infraestrutura de BI em 50% em comparação com o host anterior.

A facilidade de utilização do GCP significa que, se a Fundação precisar de adicionar mais servidores para fazer face a mais utilizadores ou a uma carga pesada, pode fazê-lo diretamente na consola. Além da poupança e da facilidade de escalabilidade, a Google forneceu à Fundação formas muito mais rápidas de desenvolver novas ferramentas e produtos, sem ter de contratar pessoal especializado de DevOps ou investir em mais hardware.

“Com o GCP, não há limitações de hardware na largura de banda”, refere João. “Permite-nos desenvolver novas ferramentas e entrar em produção muito mais rapidamente do que antes.” Com a migração bem-sucedida da ferramenta de BI, a Fundação procura passar todos os seus serviços e produtos para a nuvem.  Atualmente, o desenvolvimento de novas ferramentas é dificultado pela escassez de ambientes de teste. A simplicidade e flexibilidade de preços disponibilizadas pelo GCP transformam-no numa solução ideal para a Fundação. “O GCP tem a flexibilidade para criar novos ambientes, executar os testes da forma como queremos e, a seguir, fechar a máquina quando terminamos”, diz João. “É simples e o custo será muito menor.”

Sobre a Fundação

Microfinanças BBVA

Criada em 2007, a Fundação Microfinanças BBVA fomenta o desenvolvimento económico e social sustentável e inclusivo de empreendedores vulneráveis na América Latina.

Indústrias: Sem fins lucrativos

Localização: Espanha

28 de fevereiro de 2019