Melhore a sua comunicação com as equipas à distância

A comunicação é sempre o eixo principal de qualquer projeto e das relações profissionais e pessoais em geral. Até há poucos meses atrás, a comunicação presencial era mais importante do que as conversas no ecrã, que foram impulsionadas pela crise sanitária que o mundo está a atravessar.

Chica dentro de una cafetería teletrabajando

É por isso que, para além da constante reinvenção em muitos sectores das nossas vidas ultimamente, precisamos de redesenhar fórmulas de comunicação. Acima de tudo, as empresas, muitas das quais trabalham à distância, exigem novas formas de assegurar a produtividade da equipa e que esta não seja reduzida.

Comunicação ágil, colaborativa e em tempo real

Hoje vivemos na era do imediatismo: redes sociais, mensagens instantâneas, videochamadas… Estamos todo o dia a comunicar com outras pessoas, qualquer que seja o contexto. Além disso, devido às recomendações sanitárias, manter a nossa distância torna-se a medida de segurança mais recorrente, pelo que temos de fazer um maior uso da alternativa virtual a fim de nos mantermos em contacto com outras pessoas. 

No ambiente empresarial, precisamos também desta comunicação constante, apesar dos tempos que estamos a atravessar. Uma conversa fluente, e-mails claros ou reuniões produtivas são sempre bem-vindos. Como é que conseguimos uma boa comunicação nesta nova realidade? 

A necessidade de estar em contacto com os colegas têm vindo a aumentar

Ferramentas colaborativas para uma comunicação clara

Uma das razões que impulsionaram o conceito de escritório tal como o conhecemos hoje, foi gerar um espaço onde a produtividade pudesse ser centralizada através de uma comunicação fluida. Agora temos a possibilidade de recorrer a alternativas digitais que funcionam como um escritório virtual centralizado numa única solução.

É o caso da G Suite, de que já falámos noutros posts. Esta plataforma Google permite-lhe ter tudo o que precisa para trabalhar num só local e, além disso, pode acessá-la a partir de qualquer dispositivo e local. Quer conectar-se a partir de casa? Pode fazê-lo. Prefere trabalhar durante algum tempo no seu café favorito? Esta solução permite-lhe fazê-lo.

Chico teletrabajando con dos ordenadores

Tem também a vantagem de ser um escritório na nuvem a que pode aceder com apenas um clique, para que não tenha de depender de ficheiros externos ou outras ferramentas de comunicação alternativas. Dentro d G Suite tem, por exemplo,o Meet ou Chat, para uma comunicação bastante fluida e clara.

Aumento das reuniões online informais.

Como o teletrabalho se tornou mais prevalecente nas nossas vidas, a necessidade de contacto com os colegas aumentou. Portanto, os canais de comunicação de que temos falado neste post, não só contribuem para uma maior produtividade, como também fazem um favor à parte mais humana das relações profissionais.

Todos os empregados querem sentir-se ouvidos, anseiam por aquele momento de desconexão que vem com café no corredor ou a falar durante o almoço. É por isso que é importante que as empresas tenham em mente que as equipas à distância também exigem esses momentos para continuarem a trabalhar eficientemente. A desconexão é sempre bem-vinda e, neste caso, produz um acréscimo, um reforço da equipa.

Conheça a intranet social, uma revolução para as empresas

Chica haciendo videollamada con su equipo mientras teletrabaja

Respeito pelos horários e conciliação

Um dos benefícios de trabalhar a partir de casa é a possibilidade de conciliação que vem com a maioria das atividades profissionais que hoje são feitas a partir de casa. Esta flexibilidade deve-se ao facto de cada vez mais organizações estarem a organizar tarefas e projectos de modo a que todos possam estabelecer um calendário dentro do tempo estipulado para cada projecto.

No entanto, uma coisa a que ainda temos dificuldade em habituar-nos é que não estarmos todos juntos no escritório pode fazer com que colegas de um fuso horário diferente se encontrem. É por isso que é necessário respeitar todos os horários. Atualmente, todas as ferramentas de colaboração facilitam o trabalho a qualquer hora e com apenas um clique, pelo que não é necessário estar conectados todos ao mesmo tempo.

Que outras alternativas e dicas pode pensar para melhorar a comunicação da equipa à distância? A sua empresa assegura que todos os trabalhadores estão conectados e geram um ecossistema de trabalho saudável? Diga-nos!

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

subscrever a la newsletter